logo_top

O Bom Pastor na Capital Mineira

“Pode-se olhar a cidade e dizer: Que Belo Horizonte”!
(São João Paulo II, julho de 1980)

Uma simples carta voltou os nossos “horizontes” para a capital mineira! Foi assim que começou a nossa história em Minas Gerais. Em 14 de setembro de 1923, no Bairro Floresta nasce a casa do Bom Pastor, e após 11 anos (1934) a comunidade foi transferida para o bairro Nova Suíça, com o nome oficial de Instituto Bom Pastor e o nome afetuoso de “Casa do Pai”. A comunidade atualmente é formada em sua maioria por Irmãs da terceira idade. O apostolado está centrado na oração e no acolhimento, pois, a oração pertence à essência de nossa vocação, nela unificamos todos os aspectos da nossa vida, em nossa resposta a Deus, através da fé e pelo amor ao Bom Pastor.

Nossa casa está sempre aberta para encontros, dias de oração, para isso, duas Irmãs acompanham os Leigos Contemplativos do Bom Pastor e duas Irmãs participam na Paróquia junto ao Apostolado da Oração. Esforçamo-nos para que a nossa hospitalidade afetuosa permita que as pessoas experimentem o amor de Jesus Bom Pastor, extensão do nosso serviço Apostólico.

Divinópolis e o Acompanhamento de Diversas Gerações

Nessa região, as Irmãs do Bom Pastor são referência pelo trabalho realizado com os mais pobres.

Atuamos na evangelização de adolescentes, jovens e adultos para que possam receber os Sacramentos de Iniciação Cristã e o Sacramento do matrimônio, com encontros formativos na Paróquia Sagrada Família e em nossa casa. Realizamos atendimento de mulheres em situação de exclusão e acompanhamento de casais com problemas familiares.

Bairro Candelária: Um pequeno salão foi ampliado e denominado Centro Comunitário, no qual foi construída uma quadra esportiva para prática de esporte e lazer. Neste espaço funcionou o Projeto “Quero Crescer” uma parceria do Banco do Brasil, destinado a adolescentes e jovens aprendizes, visando o seu primeiro emprego. Para as mulheres pobres o Centro oferecia aulas de corte e costura, artesanato e fabricação de biscoitos caseiros que eram vendidos em feiras e praças da cidade. Atualmente somos uma presença forte na Igreja do Bairro Candelária para Adoração ao Santíssimo. Reza do Terço nas casas e grupo de oração no Centro Comunitário, além de visita aos doentes.

Albergue Rosa Virgínia - Assunção, Paraguai

O Albergue Rosa Virgínia, é um centro de acolhimento e atenção integral à meninas e adolescentes resgatadas do tráfico de pessoas e exploração sexual. Foi inaugurado em 5 de outubro de 2015, na casa do antigo noviciado, no bairro São Paulo, em Assunção. É uma iniciativa e um Projeto das Irmãs do Bom Pastor; uma resposta à necessidade de muitas meninas e adolescentes que sofreram situações de tráfico e exploração, para ajudá-las a se recuperar dos traumas sofridos e oferecer-lhes a oportunidade de iniciar uma vida livre de violência.

Trabalhamos em parceria com o Ministério da Infância e Adolescência; este é um projeto que exige uma grande quantidade de recursos, econômicos e de pessoal.

Constitui um espaço transitório, seguro e especializado de proteção, defesa, restituição e promoção de seus direitos; orienta-se para a recuperação da saúde integral (física, psicossocial-emocional), e o desenvolvimento de habilidades pessoais: aprendizado de arte, dança, pintura, informática, preparação de refeições saudáveis, artesanato.

Semeando a Esperança em Fortaleza

É uma Missão realizada na união dos Carismas, numa comunidade Intercongregacional, com as Irmãs da Congregação das Filhas do Coração de Maria - Cordimarianas. Realizamos assessorias para diferentes grupos: Vida Religiosa Consagrada, Aspirantado e Postulantado inter congregacionais, retiros, encontros formativos, e participação no núcleo de vida religiosa, retiros com agentes da pastoral do Povo em situação de rua, com os próprios moradores do entorno, bem como nas periferias da cidade onde há comunidades eclesiais.

A situação de extrema exploração das mulheres, em situação de prostituição, foi motivo para aderirmos a um grupo formado por religiosas de 4 Congregações – Irmãzinhas da Imaculada (Madre Paulina) Cordimarianas, Bom Pastor, Irmãs da Redenção e algumas leigas, para encontrá-las na Praça José de Alencar, centro de Fortaleza. É uma ação ligada a Rede um Grito pela Vida, em defesa das mulheres que são traficadas, que sofrem violência doméstica, e muitas outras formas de violência. A ideia do Projeto é ter um espaço no qual seja possível encontrá-las, acolhê-las, e descobrir com elas como começar um caminho de humanização!

A congregação


A Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor tem como missão: ser testemunhas do Evangelho, como presença orante e misericordiosa de Jesus Bom Pastor, junto às pessoas em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para o seu empoderamento, a defesa da sua dignidade, seus direitos e a transformação da sociedade.

Entre em Contato


Sede Provincial do Bom Pastor

Tel: 11 5081-1642

Email: provinciasal@gssweb.org


Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library 'mysqli' (tried: /opt/cpanel/ea-php81/root/usr/lib64/php/modules/mysqli (/opt/cpanel/ea-php81/root/usr/lib64/php/modules/mysqli: cannot open shared object file: No such file or directory), /opt/cpanel/ea-php81/root/usr/lib64/php/modules/mysqli.so (/opt/cpanel/ea-php81/root/usr/lib64/php/modules/mysqli.so: undefined symbol: mysqlnd_global_stats)) in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library 'json.so' (tried: /opt/cpanel/ea-php81/root/usr/lib64/php/modules/json.so (/opt/cpanel/ea-php81/root/usr/lib64/php/modules/json.so: cannot open shared object file: No such file or directory), /opt/cpanel/ea-php81/root/usr/lib64/php/modules/json.so.so (/opt/cpanel/ea-php81/root/usr/lib64/php/modules/json.so.so: cannot open shared object file: No such file or directory)) in Unknown on line 0

Warning: Module "curl" is already loaded in Unknown on line 0

Warning: Module "exif" is already loaded in Unknown on line 0

Warning: Module "fileinfo" is already loaded in Unknown on line 0

Warning: Module "gd" is already loaded in Unknown on line 0

Warning: Module "gettext" is already loaded in Unknown on line 0

Warning: Module "mbstring" is already loaded in Unknown on line 0

Warning: Module "PDO" is already loaded in Unknown on line 0

Warning: Module "zip" is already loaded in Unknown on line 0

Warning: Module "pdo_mysql" is already loaded in Unknown on line 0

Warning: Module "pdo_sqlite" is already loaded in Unknown on line 0