História: A Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor


Image

Fundada por Santa Maria Eufrásia Pelletier entre os anos 1831 e 1835, foi aprovada pelo Papa Gregório XVI, em 16 de janeiro de 1835. A Congregação tem suas origens na Ordem de Nossa Senhora da Caridade, fundada por São João Eudes, em 1641.

São João Eudes foi um sacerdote extraordinário, pelo papel que desempenhou na renovação espiritual da Igreja da França no século XVII. Impregnado pelas Sagradas Escrituras, influenciado pelos textos de mulheres místicas e sensibilizado pelo sofrimento dos seus irmãos e irmãs, chegou ao conhecimento de Deus como um Deus de compaixão e um Deus de um grande Coração. Foi o iniciador e promotor do culto litúrgico ao Coração de Jesus e Maria.

Em 1825 Irmã Maria de Santa Eufrásia foi eleita superiora em Tours, impulsionada pela ação do Espírito Santo de abraçar o mundo inteiro. Fundou a primeira comunidade contemplativa do Bom Pastor, com a missão de fecundar o apostolado da Congregação, por meio de uma vida comunitária, oração e silêncio.

Irmã Maria de Santa Eufrásia desejava, ardentemente, que o mundo inteiro se beneficiasse com a obra de salvação, iniciada pelo Padre Eudes. Ela viu a necessidade de um governo centralizado, que permitiria às Irmãs serem enviadas a todas as partes do mundo. Em 1835 foi aprovado o Generalato pela Santa Sé. Com esta aprovação a Igreja considerou uma Congregação distinta da Ordem de Nossa Senhora da Caridade. A nova Congregação recebeu o nome de "Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor".

Santa Maria Eufrásia dirigiu a Congregação até a sua morte, em 24 de abril de 1868. Ao morrer, havia em todo mundo 110 casas. Foi Canonizada em 02 de maio de 1940 pelo Papa Pio XII.

No decorrer dos anos, sobretudo em lugares onde as duas Congregações estão presentes, foi se dando muita colaboração entre ambas as Congregações, com relação à missão e à espiritualidade. Foram criados programas e projetos conjuntos, assim como novas formas de realizar a missão, em resposta à realidade e aos sinais dos tempos. A transformação estrutural, a incidência política, a justiça e as iniciativas de paz e reconciliação passaram a ser parte integral dos apostolados de ambas as congregações.

No ano de 2006, foi iniciado um processo de reflexão para considerar a integração das duas congregações. Através de um Caminho de Enriquecimento, marcado pela partilha comum da história, espiritualidade e carisma, chegou-se à decisão da reunificação por meio da fusão. O decreto que autorizou a fusão entrou em vigor e se celebrou a reunificação em 27 de junho de  2014.

A congregação


A Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor tem como missão: ser testemunhas do Evangelho, como presença orante e misericordiosa de Jesus Bom Pastor, junto às pessoas em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para o seu empoderamento, a defesa da sua dignidade, seus direitos e a transformação da sociedade.

Entre em Contato


Sede Provincial do Bom Pastor

Tel: 11 5081-1642

Email: provinciasal@gssweb.org


Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library 'mysqli' (tried: /opt/cpanel/ea-php80/root/usr/lib64/php/modules/mysqli (/opt/cpanel/ea-php80/root/usr/lib64/php/modules/mysqli: cannot open shared object file: No such file or directory), /opt/cpanel/ea-php80/root/usr/lib64/php/modules/mysqli.so (/opt/cpanel/ea-php80/root/usr/lib64/php/modules/mysqli.so: undefined symbol: mysqlnd_global_stats)) in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library 'pdo_mysql' (tried: /opt/cpanel/ea-php80/root/usr/lib64/php/modules/pdo_mysql (/opt/cpanel/ea-php80/root/usr/lib64/php/modules/pdo_mysql: cannot open shared object file: No such file or directory), /opt/cpanel/ea-php80/root/usr/lib64/php/modules/pdo_mysql.so (/opt/cpanel/ea-php80/root/usr/lib64/php/modules/pdo_mysql.so: undefined symbol: mysqlnd_allocator)) in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library 'json.so' (tried: /opt/cpanel/ea-php80/root/usr/lib64/php/modules/json.so (/opt/cpanel/ea-php80/root/usr/lib64/php/modules/json.so: cannot open shared object file: No such file or directory), /opt/cpanel/ea-php80/root/usr/lib64/php/modules/json.so.so (/opt/cpanel/ea-php80/root/usr/lib64/php/modules/json.so.so: cannot open shared object file: No such file or directory)) in Unknown on line 0

Warning: Module "curl" is already loaded in Unknown on line 0

Warning: Module "exif" is already loaded in Unknown on line 0

Warning: Module "fileinfo" is already loaded in Unknown on line 0

Warning: Module "gd" is already loaded in Unknown on line 0

Warning: Module "gettext" is already loaded in Unknown on line 0

Warning: Module "mbstring" is already loaded in Unknown on line 0

Warning: Module "PDO" is already loaded in Unknown on line 0

Warning: Module "zip" is already loaded in Unknown on line 0

Warning: Module "pdo_sqlite" is already loaded in Unknown on line 0